Clicky

Empresa brasileira incorpora blockchain ao novo sistema de carimbo de tempo da ICP-Brasil

Convergência Digital ... 03/03/2021 ... Convergência Digital

A Kryptus, multinacional brasileira que desenvolve soluções de criptografia e segurança cibernética, foi a vencedora da licitação realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), ligado à Casa Civil, para o fornecimento do sistema que irá abrigar o novo protocolo de carimbo de tempo, tecnologia que, uma vez aplicada a um documento, certifica sua existência numa determinada data e hora, dando validade legal ao mesmo.

De acordo com o ITI, o novo protocolo de carimbo de tempo digital trará uma série de inovações em relação ao sistema atual. Além de incorporar a tecnologia de blockchain, que fará o registro de todos os dados de sincronismo e o registro das assinaturas de carimbo de tempo, o sistema será interoperável, baseado em padrões abertos, eliminando assim a dependência tecnológica vertical existente hoje dentro da ICP-Brasil, órgão que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas.

"Indiscutivelmente, essa nova arquitetura do sistema vai democratizar e ajudar a acelerar a adoção das tecnologias relacionadas aos certificados digitais no Brasil, facilitando a rastreabilidade e a segurança dos dados", enfatiza o CEO da Kryptus, Roberto Gallo. Ele observa que o novo carimbo do tempo irá também facilitar as operações, já que haverá a separação entre sincronismo e auditoria de tempo, sem a dependência do processo de auditoria, com o uso de padrões abertos.

Segundo Gallo, o novo carimbo de tempo digital vai contribuir ainda para a expansão do número de Autoridades Certificadoras de Tempo (ACTs), entidades responsáveis pela emissão de carimbos de tempo, credenciadas pela ICP-Brasil. "Isso deve aumentar a competitividade no mercado de certificação digital e melhorar a qualidade dos serviços."

A Kryptus será responsável também pelo fornecimento de equipamentos do tipo "sistema de carimbo de tempo (SCT)" e "sistema de auditoria e sincronismo (SAS)", homologados conforme as normas da ICP-Brasil. O prazo previsto para a conclusão do projeto é de seis meses.


5x5 Tec Summit terá segunda edição de 6 a 10 de dezembro

A primeira edição do evento – que reúne os principais veículos de TIC do país – Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TI Inside e Teletime – registrou mais de 7 mil visitantes únicos em cinco dias de debates sobre os principais temas ligados ao governo, energia, entretenimento, saúde e finanças.

Quase um quarto dos PCs no mundo ainda usa o finado Windows 7

O sistema operacional foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2020 e não recebe mais atualização e suporte às vulnerabilidades. PMEs são as maiores usuárias do sistema operacional antigo.

Netbr se une à Gluu e à openitio para ter Open Banking de código aberto

Empresas dos EUA e da Inglaterra se unem à Netbr para competir no mercado local de Open Banking.

Cade prorroga prazo para análise da aquisição da Linx pela Stone

Conselho terá até julho para julgar o ato de concentração. Stone derrotou a Totvs e pagou R$ 6,8 bilhões pela Linx.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G