Clicky

Convergência Digital - Home

Incêndio no maior data center da Europa alerta para estratégia de recuperação de desastre

Convergência Digital
Convergência Digital - 10/03/2021

Data center, mesmo com todos os seus requisitos de segurança, também tem risco de incidentes. O melhor exemplo é o incêndio na madrugada desta quarta-feira, 10/03, no centro de dados da provedora de nuvem, OVHcloud, em Estrasburgo, no leste da França, uma das 17 existentes da empresa na Europa. Quatro data centers foram destruídos pelo fogo e um foi desligado e está sob rescaldo dos bombeiros. 

Diante do estrago, o maior provedor de serviços de cloud da Europa solicitou aos seus clientes, entre eles o Governo da França e a bolsa de criptomoedas Deribit, para ativarem seus planos de recuperação de desastre, mas muitos reclamam de estarem com seus sites e e-mails sem funcionamento.

O Centre Pompidou, um dos complexos de arte mais conhecidos da França e cliente da OVHcloud, disse que seu site está fora do ar. A bolsa de criptomoedas Deribit informou que seu blog caiu, mas que as negociações não foram afetadas. O servidor de xadrez gratuito Lichess.org revelou a perda de 24 horas de histórico de jogos e a agência de notícias eeNews Europe confirmou estar com seus sites fora do ar.  Os efeitos extrapolam a França. A União Soviética relatou grande dificuldade para acessar o Google e o You Tube após o incêndio.

“Não temos acesso ao local. É por isso que SBG1, SBG3, SBG4 não serão reiniciados até que saibamos as reais condições”, informou o fundador e presidente da OVHcloud, Octave Klaba no Twitter, referindo-se às unidades que abrigam os servidores. Fundada por em 1999, a OVHcloud compete com as gigantes americanas Amazon Web Services, Azure e Google Cloud e está em processo de IPO.



Destaques
Destaques

AWS, Huawei e Google são a nova nuvem pública do governo federal

Governo rejeitou recursos de Claro, Globalweb, AX4B e Telefônica, e confirmou vitória da Extreme Digital Solutions, menor lance entre as 20 concorrentes: R$ 65,9 milhões. 

Multicloud está longe de ser simples e exige responsabilidade com a divisão dos dados

As empresas precisam entender que é preciso ter um planejamento e entender o que é preciso, de fato, blindar, e o que é possível perder. "Virtualização não é multicloud", afirma Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix no Brasil.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site