Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Nova Lei de Licitações ainda passa por vetos e 40 regulamentações

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/03/2021 ... Convergência Digital

A nova Lei de Licitações, em vias de ser sancionada por Jair Bolsonaro depois de sete anos de discussões no Congresso Nacional, traz entre as mudanças um foco maior sobre o planejamento das compras públicas, ao incorporar como regras nacionais instruções que nos últimos anos fortaleceram os planos de contratações no governo federal. 

“Vale destacar a ênfase que a nova lei dá à fase de planejamento da contratação. A gente tinha até então um foco muito grande na seleção do fornecedor. Mas temos trabalho nos últimos anos para expandir as fases preparatórias e reforçá-las. E muita coisa que estavam em nível de Decreto ou Instrução Normativa agora foi alçada para a Lei”, afirma o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. 

“A obrigação de ter plano anual de contratações, documento de oficialização da demanda, estudos técnicos preliminares vão qualificando o planejamento, obrigam os órgãos a se anteciparem para pensar já no exercício orçamentário anterior o que pretende comprar no próximo, o que é uma sinalização positiva para o mercado, que pode se preparar, saber o que a administração pretende comprar, e é muito útil para os órgãos. Na medida que acumula esse banco de dados de diversas contratações, os órgãos sabem com antecedência que a União quer fazer grande contratação para o produto X ou serviço Y, o que leva à escala e robustez nas especificações técnicas. É uma plataforma tecnológica com potencial de convergência.”

Segundo Heckert, dentre os 194 artigos aprovados pelo Congresso Nacional em 10/3, alguns trechos estão sendo discutidos dentro do governo e podem ser vetados – mas ele não quis adiantar quais são. Além disso, após a sanção há um razoável esforço infralegal. “Serão cerca de 40 itens de regulamentação por Decreto ou Instrução Normativa”, revelou. 

É certo que para fornecedores acostumados aos processos licitatórios do governo federal, a dinâmica preferencial do pregão eletrônico, das compras unificadas e o foco maior no planejamento das contratações já constituem terrenos conhecidos. Mas como aponta o secretario de Gestão, o maior impacto é na disseminação dessas práticas. 

“Para os críticos que dizem que a lei não inova, que já tem previsão em instruções normativas, temos que lembrar que isso vale hoje para a União. No momento que a gente leva isso para 27 estados, 5.570 municípios, a verdadeira revolução que a Lei vai trazer se dará nos entes subnacionais.” Entenda como a nova Lei de Licitações vai mexer com o processo de compras públicas na fala de Cristiano Heckert, do ministério da Economia.


Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br

Nova portaria da Secretaria Nacional do Consumidor amplia o rol de empresas que devem fazer parte do portal de mediação online de atendimento aos consumidores. 

Simples de março, abril e maio é prorrogado para segundo semestre

Recolhimento poderá ser feito a partir de julho, com opção de pagamento em duas parcelas. 

Transformação digital: Atenção do governo ao risco de digitalizar a burocracia

“A meta é digitalizar 100% dos serviços, mas o desafio é não fazer mera transposição do que existe para o digital”, afirma o secretário adjunto de governo digital, Ciro Avelino. 

Sobram candidatos e faltam cadeiras para TICs no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Além de três das grandes entidades empresariais de tecnologia da informação, ABES, Assespro e Brasscom, os dois assentos setoriais são disputados pela Abert, Sebrae e bureaus de crédito. Pelo menos. 

Identidade Nacional vai funcionar como carteira digital

Governo e TSE formalizam acordo para fazer o Documento Nacional de Identificação (DNI) por meio da troca de dados.  A identidade digital será gerada por um aplicativo gratuito, que pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, a ser ofertado pelo governo federal.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G