Clicky

Convergência Digital - Home

Covid-19 expôs as mazelas da nuvem e da jornada digital

Convergência Digital
Convergência Digital - 18/03/2021

A maior parte das empresas que embarcaram nas jornadas de transformação digital descobriu que não eram tão tão ágeis como pensavam com a Covid-19. Isso porque a pandemia expôs deficiências na infraestrutura de nuvem, na segurança e nas capacidades de arquitetura de rede das empresas, dificultando a habilidade delas em permanecerem ágeis, revela o Relatório de Nuvem Híbrida 2021, divulgado pela NTT, companhia global de serviços de tecnologia.

O estudo, que ouviu 950 tomadores de decisões em 13 países e 5 regiões, identificou que:

- 89.5% concordam que a pandemia forçou seus negócios a contar com a tecnologia mais do que nunca;
- 60% das organizações globalmente já usando ou testando a nuvem híbrida;
- Mais de 32.7% dos entrevistados planejam implementar uma solução híbrida entre 12 a 24 meses.

Com o impacto econômico da Covid-19, as empresas estão reduzindo custos e enxergando a nuvem híbrida como alternativa para ser mais eficiente e melhorar a performance geral das organizações.

O levantamento apurou que um custo total mais eficiente das operações de TI é o principal direcionador (41.3%) para a adoção de nuvem híbrida, especialmente com a mudança para um modelo de trabalho distribuído, no qual empresas precisam acessar aplicações e dados de maneiras diferentes, novas e frequentemente complexas.

Por fim, quase metade dos pesquisados (46.3%) alega que as dificuldades em gerenciar a segurança dos dados é a maior barreira para adotar a nuvem híbrida. A performance da rede e a escassez de conhecimentos também foram consideradas entraves para a adoção da nuvem híbrida.


Destaques
Destaques

Globo migra data center de produção digital para a nuvem pública do Google Cloud

Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site