Clicky

MEC lança assinatura eletrônica para alunos, professores e técnicos federais

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/03/2021 ... Convergência Digital

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta, 24/3, que vai emitir uma assinatura eletrônica para alunos, professores e funcionários das universidades e institutos federais de ensino. Chamada de Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa, ou ICPEdu, trata-se de uma identificação online com nível equivalente às assinaturas avançadas, gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP. 

“O ICPEdu pode ser usado como chave de acesso a sistemas, como alternativa mais segura a login e senha e se alinha à estratégia digital do governo federal, viabilizando serviços acessíveis a qualquer hora e a custo menor”, destacou o ministro Milton Ribeiro, durante o lançamento.

Segundo apontou o subsecretário de tecnologia do MEC, André Castro, um dos primeiros impactos será a possibilidade de matrícula 100% digital nas 69 universidades e 41 instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica. Mas o sistema, na prática, também implica da integração desse universo no ambiente de identificação online do governo federal.  

“Entender o aluno ao longo de sua jornada estudantil passa por um processo robusto de identificação e integridade das informações, também endereçando a integração com o Gov.Br. E destaco a importância de uma ação integrada entre a rede federal, estados e municípios, pois há muita informação pulverizada”, afirmou Castro.

O secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, igualmente ressaltou que o sistema de emissão gratuita de assinaturas avançadas para as instituições federais de ensino agrega a ferramenta nacional de serviços públicos. 

“O ICPEDu está alinhado à identidade digital do Gov.br, que já é o quinto maior portal de governo do mundo, já tem identificação de 96 milhões de brasileiros e hoje agrega mais esse produto, que traz estudantes, funcionários das universidades e instituições de ensinos e também os docentes para a plataforma digital”, disse 


5x5 Tec Summit terá segunda edição de 6 a 10 de dezembro

A primeira edição do evento – que reúne os principais veículos de TIC do país – Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TI Inside e Teletime – registrou mais de 7 mil visitantes únicos em cinco dias de debates sobre os principais temas ligados ao governo, energia, entretenimento, saúde e finanças.

Quase um quarto dos PCs no mundo ainda usa o finado Windows 7

O sistema operacional foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2020 e não recebe mais atualização e suporte às vulnerabilidades. PMEs são as maiores usuárias do sistema operacional antigo.

Netbr se une à Gluu e à openitio para ter Open Banking de código aberto

Empresas dos EUA e da Inglaterra se unem à Netbr para competir no mercado local de Open Banking.

Cade prorroga prazo para análise da aquisição da Linx pela Stone

Conselho terá até julho para julgar o ato de concentração. Stone derrotou a Totvs e pagou R$ 6,8 bilhões pela Linx.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G