Clicky

Home - Convergência Digital

Chip único surge como estratégico para o 5G

Convergência Digital - 26/03/2021

A Samsung e a Marvell, em desenvolvimento dos apoiadores do RAN, anunciaram que ainda neste primeiro semestre vão oferecer comercialmente às operadoras o chip único, voltado para rádios 5G que possuem recursos  massivos de formação de feixe de múltiplas entradas e saídas (MIMO). A solução permitirá reduzir o consumo de energia em até 70%, a compressão de algoritmos e o tamanho do rádio, explicou o vice-presidente de estratégia de redes da Samsung Networks, Alok Shah.

O desenvolvimento desse chip único acontece há seis anos e há outros chips sendo desenvolvidos em conjunto para serem incluídos nos produtos Samsung 5G RAN, adicionou Shah. “Uma coisa que se tornou muito clara em nossa indústria é a importância dos chips, a importância do silício quando se trata de 5G”, disse o executivo. “A Samsung tem uma vantagem  por ser especialista em semicondutores e a Marvell contribui com uma especialização em processadores para trazer os chips de formação de feixe mais eficazes para o mercado”, adicionou.

Os fabricantes de chips pretendem continuar a colaborar em várias gerações de equipamentos RAN, e "cada parte está trazendo seu próprio IP e sua própria experiência em certos domínios", disse Raj Singh, EVP do Grupo de Negócios de Processadores da Marvell, que aparece no mercado de chip 5G. Tanto que fechou no mês passado um acordo de fornecimento de chips para equipamentos RAN 5G da Fujitsu.

*Com informações de agência internacional e do Mobile World Live

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/04/2021
América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

15/04/2021
Leilão de 26 GHz terá disputa no Brasil

14/04/2021
Ericsson registra patente brasileira para o 5G

13/04/2021
No 5G, Oi desponta como 'azarão' na faixa de 26GHz

12/04/2021
IHS ainda negocia com a TIM, mas compra mais 602 torres no Brasil

12/04/2021
Latência baixa do 5G SA é tão rápida quanto o sistema nervoso humano

09/04/2021
Bolsonaro faz primeira vídeo chamada com 5G

07/04/2021
Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

06/04/2021
Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

06/04/2021
TCU discute 5G no Brasil, em evento fechado, nos dias 08 e 09 de abril

Destaques
Destaques

Highline se propõe a comprar licença 5G e oferecer espectro como serviço para ISPs

A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.

Cobertura 4G chegou a 85% da população mundial, mas metade dela seguiu sem acesso à Internet em 2020

Levantamento da União Internacional de Telecomunicações mostra que a principal razão da exclusão digital é o alto preço do serviço diante da receita do consumidor. "Houve uma queda nos preços, mas precisa cair muito mais para termos um futuro melhor", pontuou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site