Clicky

Convergência Digital - Home

XaaS: a nova forma de comprar nuvem e TI nos órgãos públicos

Convergência Digital
Convergência Digital - 31/03/2021

XaaS, ou anything as a service, é uma estratégia que abrange a aquisição de uma gama completa de serviços de negócios e TI por assinatura, e o Gartner projeta que o modelo responderá por 95% dos novos investimentos em TI nos órgãos públicos globais até 2025. A resposta à pandemia e a necessidade crítica de entrega de serviços digitais exacerbaram as pressões para modernizar aplicativos e infraestrutura legados. O XaaS, observa a consultoria, oferece uma alternativa para a modernização da infraestrutura legada, fornece escalabilidade e reduz o tempo de entrega de serviços digitais.

A análise do Gartner ponta que, assim como a pandemia testou os limites da resiliência tecnológica e poder de inovação das empresas, governos de todo o mundo precisaram gerir a crise em contextos ainda mais escalonáveis. Ao longo do último ano, surgiram novos desafios criados pela pandemia junto com a necessidade de modelos operacionais flexíveis que suportem interrupções significativas.

Com isso, também surgem novas tecnologias dispostas a abordar desafios do setor governamental impostos pela Covid, sobretudo relacionados às áreas de segurança, contenção de custos e experiência do cidadão. O relatório do Gartner sugere as dez principais tendências de tecnologia do governo para 2021 que têm o potencial de acelerar a inovação digital e otimizar ou transformar os serviços públicos, entre elas, XaaS, CMaaS, Analytics Operacionalizada e Segurança Adaptativa.

“A pandemia de Covid-19 estimulou a aceleração da inovação digital em todo o setor governamental, em todo o mundo, apresentando aos líderes governamentais novas oportunidades de usar dados e tecnologias para construir confiança, agilidade e resiliência em instituições públicas”, disse Rick Howard, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Embora os desafios relacionados à pandemia continuem por algum tempo, surgiram tendências tecnológicas que abordam desafios críticos em áreas como segurança, contenção de custos e experiência do cidadão”, completou o analista.


LEIA TAMBÉM:
Destaques
Destaques

Globo migra data center de produção digital para a nuvem pública do Google Cloud

Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site