Clicky

GESTÃO

Receita abre canal via internet para recursos contra indeferimento do Simples

Convergência Digital* ... 08/04/2021 ... Convergência Digital

A Receita Federal passou a permitir, de forma digital, a impugnação ao termo do indeferimento à opção pelo Simples Nacional. O serviço já está disponível, com código de acesso ou conta Gov.br, no menu ‘Legislação e Processos’, de forma que o contribuinte não precise se dirigir a uma unidade de atendimento presencial.

O serviço está disponível somente para os casos em que o indeferimento foi realizado pela Receita Federal. Nos casos em que o indeferimento foi promovido pelo estado, Distrito Federal ou município, o protocolo deve ser realizado na respectiva administração tributária que apontou as irregularidades.

Em janeiro de 2021, a Receita recebeu 276.244 solicitações de opção pelo Simples Nacional, sendo 132.929 deferidos – 48% do total –, 124.596 indeferidos e 18.719 cancelados. Cerca de 48% das solicitações de opção pelo Simples Nacional foram deferidas.

Procedimento

Caso o contribuinte tenha negada sua solicitação da opção pelo simples Nacional, deve enviar a impugnação digital da seguinte forma:

1º passo. Acessar o sistema de Processos Digitais no portal e-CAC – com certificado digital ou criando código de acesso com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ) – Menu Legislação e Processos, opção Processos Digitais (e-Processo).

2º passo. Clicar no botão Abrir Dossiê Digital de Atendimento.

3º passo. Selecionar a área de concentração e o serviço. Na tela seguinte, clicar na área de concentração “Simples Nacional” e no serviço “Impugnar Indeferimento ao Termo de Opção ao Simples Nacional”.

4º passo. Fazer a juntada de documentos e aguardar as verificações.

Um novo número de processo será informado, por despacho, no dossiê digital, para ser utilizado no preenchimento das declarações enquanto não houver uma decisão final. Após a informação do novo número de processo, o dossiê será arquivado, mas a impugnação seguirá sua tramitação. Por este motivo, as informações do dossiê poderão ser consultadas na aba ‘Inativos’ da sessão ‘Meus Processos”.

* Com informações da Receita Federal

Receita abre canal via internet para recursos contra indeferimento do Simples

O serviço está disponível somente para os casos em que o indeferimento foi realizado pela Receita Federal, o que acontece em mais da metade dos pedidos. 

TI e Telecom são serviços essenciais e não antecipam feriados

Sindicato patronal informa que o recesso sanitário não altera a rotina operacional do segmento. Também não haverá adiantamento de feriados, o que implica em pagamento de horas extras com adicional de 100% para os empregados que trabalharem nesses dias.

Contact center: Oi Soluções e Tahto unem forças por serviços digitais

Aliança quer levar ao B2B serviços, entre outros, como big data, monitoramento de midias sociais, atendimento digital e operações de televendas.

DPO como serviço é a saída para as empresas se adequarem à LGPD

Pesquisa nacional mostra que 28,4% dos encarregados de dados atuam no modelo ‘as a service’, para um ou mais clientes. Uma em cada quatro empresas terceirizou a função. Medo de multa está fazendo as companhias agirem mais rápido.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G