Clicky

GESTÃO

Com assinatura digital, OnlyOffice quer brigar com Microsoft Office e Google Docs

Ana Paula Lobo* ... 08/04/2021 ... Convergência Digital

Os desenvolvedores do ONLYOFFICE anunciam a versão 6.2 da suíte de produtividade de escritórios, desenvolvida a partir do modelo open source. O aplicativo ONLYOFFICE Desktop conta, agora, com validação de dados e assinaturas digitais, tabela de números e novas funções para as planilhas. O ONLYOFFICE Docs, plataforma online que pode ser utilizada a partir do navegador, também recebeu atualizações. Objetivo é ganhar a preferência dos usuários em relação ao Microsoft Office e ao Google Docs.

Uma das novidades é o recurso de validação de dados tanto para o ONLYOFFICE Docs, quanto para o aplicativo Desktop. A aplicação auxilia na restrição de alguns tipos de dados que são inseridos nas células da planilha. O uso mais frequente dessa ferramenta é durante a criação de listas de drop-down, em que ela limita as opções de entrada para uma célula selecionada e os usuários apenas escolhem um item de uma lista. Isto facilita e acelera o processo, além de reduzir o risco de erros.

Outra facilidade, aplicada em ambas as versões, é a possibilidade de criar tabelas de números. Da mesma forma que nas tabelas de conteúdo, é permitido listar e organizar equações, imagens, gráficos e formas. Também é possível realizar alterações na forma como os valores aparecem na planilha, possibilitando a criação e aplicação de formatos de números personalizados, nos casos em que os existentes não atendam todas as necessidades do usuário.

Para facilitar os cálculos, as planilhas, disponíveis nas plataformas Docs e Desktop, também receberam novas funções:

GROWTH – Para calcular o crescimento exponencial previsto usando dados existentes;
TREND – Para calcular uma linha de tendência linear;
LOGEST – Para calcular uma curva exponencial que se encaixa nos dados e obter uma matriz de valores que descreve a curva;
UNIQUE – Para obter uma lista de valores únicos a partir da faixa especificada;
MUNIT – Para obter a matriz unitária para a dimensão especificada;
RANDARRAY – Para obter uma matriz de números aleatórios.

O editor de planilhas recebeu, também, segmentação para as tabelas dinâmicas. Esta função fornece um filtro rápido e ajuda a indicar o estado de filtragem, para entender quais dados são exibidos naquele determinado momento.

Offline

A versão offline da plataforma também recebeu outras melhorias. Uma das mais importantes é a possibilidade de adicionar assinaturas digitais aos documentos, planilhas e apresentações, com objetivo de verificar se o conteúdo do documento é originário de quem solicitou e se não há alterações.Caso seja necessário assinar digitalmente o documento na versão online, isso pode ser feito com a integração do DocuSign disponível no ONLYOFFICE Workspace (versão em nuvem e auto hospedada).É importante frisar que, para assinar um documento online, é necessário um certificado emitido por uma autoridade de certificação.

Com a ferramenta Desktop, os desenvolvedores, que estão incorporando os editores online em seus sistemas de gerenciamento de documentos, também têm a oportunidade de implantar a integração do aplicativo usando a API ONLYOFFICE. Isso significa oferecer aos usuários a capacidade de conectar o aplicativo de desktop ao DMS e usá-lo para edição e colaboração online. É possível ainda fazer a integração com o Seafile, ou seja, viabiliza a edição de documentos armazenados no Seafile diretamente do aplicativo e até mesmo a colaboração com eles de forma online. Além disso, a versão offline recebeu, também, aprimoramento da proteção e da segurança dos dados. Clique aqui e baixe as versões gratuitas.

O trabalho para conquistar a preferência dos escritórios é grande. Na 31ª pesquisa da FGV EAESP de Tecnologia da Informação, divulgada em abril do ano passado, o open source tinha apenas 3% dos PCs. Nos servidores, o Linux também vem perdendo espaço ano a ano e deverá ficar abaixo de 20% na edição de 2021. O Windows, por sua vez, já domina 77% dos servidores.


Receita abre canal via internet para recursos contra indeferimento do Simples

O serviço está disponível somente para os casos em que o indeferimento foi realizado pela Receita Federal, o que acontece em mais da metade dos pedidos. 

TI e Telecom são serviços essenciais e não antecipam feriados

Sindicato patronal informa que o recesso sanitário não altera a rotina operacional do segmento. Também não haverá adiantamento de feriados, o que implica em pagamento de horas extras com adicional de 100% para os empregados que trabalharem nesses dias.

Contact center: Oi Soluções e Tahto unem forças por serviços digitais

Aliança quer levar ao B2B serviços, entre outros, como big data, monitoramento de midias sociais, atendimento digital e operações de televendas.

DPO como serviço é a saída para as empresas se adequarem à LGPD

Pesquisa nacional mostra que 28,4% dos encarregados de dados atuam no modelo ‘as a service’, para um ou mais clientes. Uma em cada quatro empresas terceirizou a função. Medo de multa está fazendo as companhias agirem mais rápido.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G