Home - Convergência Digital

SINE vai usar IA da Microsoft para cruzar dados em busca de empregos

Convergência Digital - 09/04/2021

Em acordo com a Microsoft, o Ministério da Economia apresentou nesta sexta, 9/4, um novo sistema para cruzamento de dados voltado à busca de postos de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE). 

“A nova ferramenta de suporte, que faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Pasta e a Microsoft, é direcionada aos atendentes dos postos da rede do SINE, que por meio do uso da Inteligência Artificial, poderão oferecer um atendimento focado nas dificuldades individuais de empregabilidade”, informa a Microsoft. 

Segundo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, isso será feito a partir do cruzamento de informações do mercado de trabalho da localidade do trabalhador com as informações contidas nas plataformas digitais do SINE. 

“Será possível recomendar vagas com características semelhantes a outras que geraram interesse no trabalhador no passado, apresentando informações sobre o comportamento do mercado de trabalho em relação a atividades de interesse ou profissões mais demandadas na localidade,” disse.   

A implantação da plataforma inteligente de orientação profissional nas unidades de atendimento do SINE será realizada gradualmente. O lançamento atenderá inicialmente os entes parceiros do SINE dos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Bahia para que sejam aprimorados os processos de orientação profissional. Em seguida, a plataforma será disponibilizada para os demais estados parceiros e, posteriormente, aos municípios parceiros do SINE.  

Também será subsidiado o atendimento remoto de trabalhadores pelos gestores regionais/locais da REDE SINE, realizando o processo de intermediação.

O Ministério da Economia irá disponibilizar ainda novas funcionalidades de intermediação de mão de obra a partir do dia 16 de abril. Com os novos serviços, acessíveis a partir do portal Gov.br, trabalhadores e empregadores terão maior autonomia durante o processo seletivo a fim de evitar deslocamentos desnecessários do trabalhador e aumentar a assertividade dos encaminhamentos. Está em avaliação a disponibilização de todas essas novas funcionalidades na Carteira de Trabalho Digital. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/06/2021
Instituto ELDORADO abre 100 vagas na área de TI em Brasília, Campinas, Manaus e Porto Alegre

22/06/2021
Multinacional de TI está com 110 vagas abertas em todo o Brasil

21/06/2021
Brasileiro é eleito para seleto clube de fellows em gerenciamento da informação

17/06/2021
Multinacional brasileira abre 65 vagas para trabalho remoto

15/06/2021
TOTVS abre 200 vagas para profissionais de TI

15/06/2021
Empresa de energia tem 137 vagas em TI para trabalho remoto

14/06/2021
STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

09/06/2021
Montreal, no Canadá, abre 200 vagas para brasileiros em TI

07/06/2021
Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

07/06/2021
Empresa brasileira abre vaga para TI e segurança cibernética

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Redes Neurais darão bons programadores?

Por Francisco Camargo*

A pergunta que fica não é se a inteligência artificial vai substituir os programadores, mas quando isso acontecerá.Esse desenvolvimento terá profundo impacto na educação das crianças e no futuro dos seus empregos.

Destaques
Destaques

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Dezoito profissões do futuro do trabalho começam a ganhar corpo no Brasil, conforme a consultoria Robert Half.BI e CRM estão também em alta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site