Clicky

Home - Convergência Digital

Ericsson registra patente brasileira para o 5G

Ana Paula Lobo* - 14/04/2021

A Ericsson registrou a família de patentes número 160, desenvolvida por três pesquisadores brasileiros: Silvia Lins, Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza (da esquerda para direita, na foto), que pertencem ao time de pesquisa, desenvolvimento e inovação da companhia.

A patente, batizada como Network Slice Dynamic Congestion Control (ou “Seleção dinâmica para algoritmos de controle de congestionamento”, em português), usa inteligência artificial para permitir um melhor fatiamento de rede, utilizando diferentes soluções de controle de congestionamento nas redes de Telecom, e otimizando a qualidade de serviço.

“Com isso, são evitados os atrasos por congestionamentos dos pacotes na rede de quinta geração, garantindo maior escalabilidade e flexibilidade”, esclarece Silvia Lins. Para Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza, a patente é um avanço relevante do 5G, uma vez que vai garantir a qualidade de serviço e robustez necessárias à modernização de diferentes setores da economia global.

"Esse resultado reflete a consistência e seriedade com a qual a empresa investe em pesquisa e inovação, tanto na indústria quanto na academia, além de evidenciar a qualidade do trabalho e o protagonismo dos pesquisadores brasileiros nas cadeias globais de inovação e geração de valor”, ressalta do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

09/06/2021
Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

07/06/2021
Inmarsat vai à justiça contra 3,5GHz exclusivo para 5G na Holanda

02/06/2021
Minicom leva TCU aos EUA para aparar arestas com relação ao leilão 5G

02/06/2021
Câmara cobra explicações do TCU, Minicom e Anatel sobre edital do 5G

01/06/2021
O 5G ainda está à espera do leilão, mas Inatel e RNP lideram projeto Brasil 6G

01/06/2021
Itália permite acordo restrito entre Vodafone e Huawei no 5G

31/05/2021
Huawei se diz disposta a abrir o código-fonte do software 5G para o governo dos EUA

31/05/2021
Anatel: Questionamentos do TCU não impedem leilão do 5G em 2021

28/05/2021
TIM expande parceria e abastece quase mil antenas e torres com energia solar

27/05/2021
5G salva a indústria de smartphones

Destaques
Destaques

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site