16/04/2021 às 10:50
Internet Móvel 3G / 4G


Romênia se junta à Suécia e Reino Unido e tem projeto para barrar Huawei no 5G
Convergência Digital*

O governo da Romênia assinou um projeto de lei que pode impedir a Huawei e outros fornecedores chineses de fazerem parcerias em redes 5G no país, tornando-se assim mais um membro da União Europeia a seguir os EUA na imposição de restrições.

Em uma entrevista à agência Reuters, o deputado romeno Pavel Popescu disse que os ministros aprovaram o documento, que será levado ao Parlamento na próxima semana. Se aprovado, impedirá a Huawei e seus pares de qualquer “parceria em 5G com o estado romeno”, embora não esteja claro como isso afetará diretamente as operadoras no país.

O projeto segue um pacto assinado com os Estados Unidos em agosto de 2019, concordando com uma “avaliação cuidadosa e completa dos fornecedores 5G”. Como parte desse memorando de entendimento, a Romênia disse que avaliaria a estrutura corporativa dos fornecedores de equipamentos 5G, incluindo se eles estavam sujeitos ao "controle de um governo estrangeiro", uma referência velada aos fornecedores chineses que os EUA afirmam estarem sob influência do Estado.

Se for aprovada, a medida torna a Romênia se junta a países como Suécia e Reino Unido, que também cederam à pressão dos EUA em sua campanha global para restringir as atividades da Huawei. A Huawei enfatizou seu status como uma empresa privada e negou acusações de que seu equipamento constitui um risco à segurança em várias ocasiões.

* Com informações do MWL


Powered by Publique!