Clicky

Home - Convergência Digital

Corrida de Stock car em Goiânia terá 5G com drone e câmeras especiais

Convergência Digital - 23/04/2021

Durante a primeira etapa da temporada 2021 da Stock Car, programada para o dia 25 de abril, no Autódromo de Goiânia, será realizada a primeira transmissão ao vivo em 5G de uma corrida no Brasil pela Claro, em parceria com a Band. Para colocar em prática o caso de uso do 5G stand alone, a Claro conta com apoio das empresas Huawei, Qualcomm, Motorola.

A transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar todas as emoções da primeira etapa da corrida e enviar o sinal utilizando o 5G instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia para a central de edição da Band. Ao acompanhar o evento, os espectadores ainda terão imagens exclusivas enviadas pelo "Mochilink" – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão -, que também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão, para uma experiência ágil e imersiva do telespectador.

"A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede de quinta geração em um setor tão relevante como é o de esportes e entretenimento no Brasil", comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro. Para realizar a transmissão, a operadora instalou antenas compatíveis com a rede 5G e utilizou uma licença de uso temporário da frequência 3,5Ghz concedida à Claro pela Anatel – aplicando as frequências que serão utilizadas após o leilão previso para o segundo semestre deste ano. Tudo isso para aproveitar o melhor que a rede 5G pode proporcionar, como a menor latência possível e as altíssimas velocidades.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/05/2021
TecBan, Claro e Ericsson levam 5G para caixas eletrônicos

06/05/2021
Para Minicom, 90% das antenas do 5G são isentas de licença

05/05/2021
TIM: 5G ‘puro’ é mais barato e rivais reclamam porque não fizeram VoLTE no 4G

05/05/2021
Huawei:5G exige empresas locais para aplicações e geração de talentos

05/05/2021
Um poço sem fundos no leilão 5G

05/05/2021
Índia libera testes de 5G no país só com fornecedores de fora da China

04/05/2021
Minicom pressiona TCU por edital e leilão do 5G em julho

04/05/2021
GE testa rede de ondas milimétricas da Verizon para novos serviços no 5G

03/05/2021
Na disputa do 5G, Apple lidera e chinesas ultrapassam a Samsung

28/04/2021
Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

Por Paulo Mannheimer*

O futuro, com 5G, não será nem o Nirvana dos Jetsons nem o apocalipse de "O Exterminador do Futuro". "Blade Runner" continua sendo minha maior aposta.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site