03/05/2021 às 13:30
Negócios


Indústria de games já é maior que mercados de filmes e música somados
Convergência Digital

O valor total do mercado de jogos eletrônicos ultrapassou os US$ 300 bilhões, segundo indica um estudo da Accenture. Esse valor que é maior que a soma dos mercados de filmes e música. A consultoria enxerga o aumento significativo no jogo móvel e a busca por novos tipos de interação social durante a pandemia de Covid-19 como os principais fatores por trás do crescimento.

O valor estimado no estudo vem de US$ 200 bilhões em gastos diretos em consoles, software e assinaturas, compras no jogo e receitas de anúncios móveis. Outros US$ 100 bilhões vêm de setores adjacentes, como dispositivos móveis, PCs para jogos, periféricos e comunidades relacionadas a jogos.

O mercado gamer ganhou meio bilhão de novos jogadores ao longo dos últimos três anos, chegando a 2,7 bilhões de pessoas no mundo todo. O estudo prevê a chegada de mais de 400 milhões de novos gamers até o final de 2023. 

O perfil dos jogadores também vem mudando: 60% são mulheres, 30% têm menos de 25 anos e um terço se identifica como não-branco. Por outro lado, entre os entrevistados que se autodefinem como gamers antigos, 61% são do sexo masculino com idade acima de 25 anos e 76% se identificam como brancos. 

Entre os entrevistados, 84% afirmam que os videogames são importantes em suas relações com pessoas com interesses semelhantes. Já 75% dos participantes admitem que no momento grande parte de suas interações sociais acontecem em plataformas de jogos.

De acordo com o levantamento, os jogadores passam em média 16 horas por semana jogando, oito horas por semana assistindo ou participando de transmissões de jogos e seis horas por semana interagindo em fóruns e comunidades de jogos.

O estudo tem como base o conjunto de dados coletado por meio de uma pesquisa online com 4.000 consumidores que passam ao menos quatro horas semanais jogando videogame. A amostra foi igualmente distribuída entre quatro países: China, EUA, Japão e Reino Unido.


Powered by Publique!