Clicky

Convergência Digital - Home

Teradata é 100% cloud e open source

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 10/05/2021

A Teradata está no Brasil há 40 anos e sempre foi uma empresa de hardware, mas há alguns anos, decidiu mudar o negócio: largou o hardware e se tornou uma companhia de software e computação em nuvem, aponta o diretor geral, Fabio Oliveira, em entrevista ao Convergência Digital.

Segundo ele, a nova Teradata é 100% cloud e open source. "Foi uma questão de sobrevivência. Precisamos trabalhar com o dado. É mandatório. A computação em nuvem é habilitadora dos negócios, mas se tem muito por fazer. Boa parte das empresas trata os dados como mercadoria e eles estão ocultos em silos nas unidades de negócios, mal gerenciados e inacessíveis para quem precisa", adiciona o executivo.

Oliveira diz que um dos pontos-chaves do uso da nuvem é a previsibilidade do custo. "Pagar pelo uso é muito bom, mas quando o taxímetro começa a correr, há muitas empresas que tomam susto. É preciso dimensionar bem o que ser usar na nuvem", observa o diretor da Teradata. Na prática, a companhia se posiciona como um orquestrador do ecossistema analítico. "Não tenho dúvida que os grandes data centers privados vão migrar para a nuvem. Será inevitável", afirma.

Os novos projetos são desenhados 100% na nuvem e o grande diferencial é a inovação. "Agora toda área tem a sua meta de uso na nuvem. Na verdade, o multicloud será o caminho", relata Oliveira. Os planos para o futuro são ambiciosos. A meta é crescer 30% ao ano, uma vez que a pandemia provou o benefício de usar os dados de forma eficiente. O segmento financeiro segue sendo o maior mercado, com 40%. Governo, aparece na segunda posição com 30%, e em seguida Telecomunicações e Varejo.

Mas para 2021, a meta é abrir frente nas pequenas e médias empresas, por meio de canais e parcerias. 'Vamos ter um ecossistema de parceria. Já temos cinco fechadas e queremos fechar com 10 até dezembro", conta o diretor geral da Teradata. Entre os parceiros de negócios estão as empresas SDC, Extreme Digital Solutions, vencedora do pregão da nuvem pública do governo federal, e Dataeas.

A abordagem de várias nuvens da Teradata permite que os clientes tirem proveito das cargas de trabalho em hiper escala. Independentemente de a carga de trabalho estar em vários ambientes de nuvem pública ou privada - AWS, Azure ou mais. Para abordar esse segmento, a Teradata está lançando o Vantage.

“O Teradata Vantage permite orquestrar dados para a integração de informação de plataformas de código aberto como Hadoop até o consumo desses dados por linguagens de script como R e Python, diretamente do nosso motor de base de dados, fornecendo o desempenho e a escalabilidade necessárias para análises de grandes volumes em crescimento exponencial”, completa o executivo.


Destaques
Destaques

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.

TIM une big data,LPA e robôs para controle do pagamento de impostos

Operadora elegeu a inteligência artificial para processar grandes e complexos volumes de dados com o SAS e a KPMG. Investimento ficou em torno de US$ 500 mil, ou R$ 2,65 milhões, mas parte dele já foi recuperado em pouco mais de seis meses.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site