Clicky

SEGURANÇA

Polícia Federal prende dois suspeitos de tentarem hackear a Justiça de São Paulo

Convergência Digital ... 19/05/2021 ... Convergência Digital

A polícia federal cumpriu nesta quarta-feira, 19/05, por determinação da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, diligências para a prisão preventiva de dois homens apontados como os responsáveis por uma ação hacker que pretendia manipular processos no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Um dos suspeitos já foi preso e o outro é considerado foragido.

A polícia iniciou as investigações com base em relatórios de inteligência produzidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Segundo os registros, foram usadas assinaturas fraudulentas de dois magistrados da Justiça Federal de São Paulo. Elas foram neutralizadas no sistema após a identificação.

Os homens tentaram obter vantagens pessoais e financeiras, por meio de certificados digitais falsos e contas sequestradas, em levantamento de valores de processos com tramitação na Justiça Federal em São Paulo. Os suspeitos ainda tentaram bloquear o rastreio de navegação do aparelho, mas a polícia os identificou em Campo Grande (MS).

Os antecedentes criminais dos indivíduos incluem práticas semelhantes às investigadas na operação deflagrada nesta quarta-feira, 19, denominada Escalada Cibernética. Os homens podem responder pelos crimes de uso de documento falso, furto qualificado e invasão de dispositivo informático.

Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3.


Depois de sofrer ataques pesados, CNJ define estratégia de cibersegurança

Relator da política, o presidente do CNJ e do STF, Luiz Fux, destacou que ataques são cada vez mais frequentes e avançados, com alto potencial de prejuízo.

Cidade de São Paulo vai às compras de câmeras públicas

Hoje são cerca de 3500 em atividade e o planejamento é de duplicar esse número na nova licitação, informa Dalmo Álamo, da secretaria municipal de segurança pública da cidade de São Paulo. Os drones também estão fazendo a diferença.

Brasileiros acham um tédio fazer atualização de segurança em PCs e celulares

Tarefa é considerada tediosa para 42%. Sete em cada 10 não veem riscos ao adiar atualizações.

GSI exige orçamento e atualização tecnológica para segurança da informação

Nova instrução normativa manda órgãos federais mapearem ativos de informação e fazerem testes anuais em planos de continuidade para o casos de indisponibilidade de sistemas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G