Clicky

Convergência Digital - Home

TIM une big data,LPA e robôs para controle do pagamento de impostos

Convergência Digital
Por Roberta Prescott - 31/05/2021

A tributação brasileira do setor de telecomunicações é complexa para ser gerenciada, a começar pelo fato que cada um dos Estados possui uma legislação própria para a aplicação de impostos. Para minimizar os impactos, a TIM implantou um projeto de análise tributária com o SAS e a KPMG. A iniciativa trouxe resultados positivos já nos primeiros seis meses de uso.

"Investimos algo como meio milhão de dólares, mas o retorno foi muito rápido. Em seis meses, tivemos a recuperação de alguns tributos que estão sendo pagos. Em um ano, dobramos os investimentos assim como as economias e estamos projetando um quarto de milhão de dólares, pelo menos e por ano, economias extras", disse Gustavo Alves, diretor-sênior de serviços administrativos e fiscais na TIM Brasil, ao contar o caso durante o SAS Global Forum 2021. De acordo com ele, a "enorme economia em impostos" acaba por direcionar investimentos da companhia não apenas para as áreas de suporte, como também para as áreas operacionais do core business, como a rede.

A CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, explicou que o projeto envolve a tecnologia de big data, mineração de dados, análises avançadas, LPA e automação de processamento de robôs. Toda transação dos sistemas visa a atender aos requisitos das autoridades fiscais do governo brasileiro. "Estávamos coletando estruturas muito complexas de dados provenientes de lugares diferentes usando análise avançada para atender a esta oportunidade e entender como poderíamos seguir em frente com o diretório fiscal", detalhou a executiva.

As estruturas de dados e tabelas de base analítica que foram construídas no programa são datadas e compartilhadas com outras áreas com objetivo de impulsionar o retorno desse investimento utilizando as estruturas de outras áreas. "Economizando, podemos considerar não só efetivamente os ganhos que temos, mas a redução de penalidades e de contingências", acrescentou Gustavo Alves, ao explicar que a companhia precisar guardar os comprovantes de que está em conformidade tributária com todos os clientes.

O projeto aliou os recursos do SAS para processar grandes volumes de dados e também estruturas complexas de dados com a experiência na área fiscal da KPMG. "Mesclamos todas as capacidades de inteligência artificial e análises avançadas do SAS com o conhecimento tributário da KPMG. Então, contamos com um parceiro de negócios muito forte e pudemos nos aprofundar nas regras tributárias brasileiras para não só estar em conformidade, como também encontrar oportunidades", completou Auana Mattar.


Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site