Clicky

GESTÃO

Com 3 mil sistemas de governo, Serpro já formou 70 DPOs locais e busca mais

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/06/2021 ... Convergência Digital

Maior empresa de tecnologia da informação no Brasil, o Serviço Federal de Processamento de Dados é operador de algumas das principais bases de dados do país – como as informações fiscais e tributárias e mesmo as carteiras de motorista – em um universo de mais de 3 mil sistemas de governo.

Tal dimensão exige da estatal uma ampla disseminação dos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18) entre os mais de 8 mil servidores que atuam em todas as unidades da federação. Como revelou o encarregado de dados do Serpro, André Luiz Sucupira, para atender essa demanda a empresa está formando sub encarregados de dados para todas as áreas fim.

“Diante do tamanho do Serpro, criamos uma rede de privacidade e proteção de dados, na qual as 27 superintendências do Serpro possuem um sub encarregado e ponto focal em cada área de domínio e especificidade do negócio. Com isso a gente capilariza o tema privacidade e proteção de dados para a ponta, onde o cara da ponta vai receber uma capacitação especial”, disse Sucupira ao participar nesta quinta, 10/6, do fórum de segurança cibernética, organizado pela Network Eventos, em parceria com o portal Convergência Digital.

“Já concluímos uma primeira turma de sub encarregados, que chamamos de DPO local, e já estamos entrando na segunda turma. Hoje temos cerca de 70 empregados atuando como pontos de contato e disseminação de privacidade e proteção de dados dentro do Serpro”, emendou o DPO do Serpro.

Além do mapeamento do que precisa ser ajustado nos sistemas legados, a estatal adotou caminhos para associar a proteção de dados aos novos produtos. “Na área de desenvolvimento, construímos um framework chamado GDC, guia de desenvolvimento confiável, que une privacidade e proteção de dados e desenvolvimento.”

“Na área de segurança a gente atua em conjunto com a superintendência de segurança da informação do Serpro, onde estamos revisitando todas as normas internas, analisando o que não tem, com um cronograma de novas normas e atuando em conjunto com o nosso SOC [Centro de Operações de Segurança] para que em qualquer tipo de incidente, a área de privacidade e proteção de dados atue em paralelo com o pessoal da segurança da informação.”

Para os sistemas que existiam antes da LGPD, o caminho é mesmo analisar e modificar. “A gente procura trabalhar com privacy by design. Mas sabemos que 95% dos sistemas são legados. É o trabalho, correr atrás, fazer análise, fazer registro de atividade de tratamento, inventário de dados. Na nossa metodologia, se desdobra a identificação de ações de conformidade que deverão ser implementadas.”

Assista à fala do DPO do Serpro, André Luiz Sucupira.

O e-Fórum Cyber Security - LGPD e Gestão de Risco: Desafios para Governos e Empresas, discutiu com especialistas os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na gestão da privacidade por empresas e órgãos públicos, além de abordar ameaças, controles e vulnerabilidades da segurança cibernética.


TST: Grupo de WhatsApp ou Facebook não implica em suspeição de testemunha

Tribunal Superior do Trabalho decidiu que fazer parte do mesmo grupo em redes sociais não configura amizade íntima que impeça testemunho em ação trabalhista.

Com ajuda da IA, Vivo quer recondicionar 1,5 milhão de modems e decodificadores até dezembro

A Vivo recolhe e recupera mais de 100 mil destes equipamentos por mês, que passam por atualização de software, reparos técnicos e estéticos.

Governo indica que vai pagar aluguel para quem comprar sala limpa do Ceitec

MCTI também sugere corte nos recursos para a Organização Social que vai ficar com a propriedade intelectual da estatal liquidada, R$ 30 milhões por ano estimados inicialmente já caíram para R$ 20 milhões.

Governo projeta substituir 53 mil servidores por robôs em 2030

Em 2040, mais de 68 mil servidores aptos a se aposentar poderão ser substituídos pela automação. Em 2050, poderão ser mais de 90 mil, segundo pesquisa feita pela Enap.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G