Cenário de baixa arrecadação em meio à pandemia acende a discussão sobre como resolver os principais desafios da administração pública, pontua o diretor da Oracle, André Cunha. Governança fiscal e orçamentária são temas distintos, mas interdependentes.
Novo cenário de telecomunicações exigirá nuvem escalável para transformar em informação quantidade exponencial de dados. Um bom exemplo de uso de tecnologia de ponta, como Internet dass Coisas, é a cidade de Buenos Aires, na Argentina, conta Bernard London, arquiteto de Soluções para o Setor Público da Oracle.
"Ainda há diferentes níveis de digitalização no governo, mas muitos órgãos correram atrás para reduzir as lacunas detectadas com a Covid-19", afirma o diretor regional de Vendas da Oracle, André Bento.
Prefeituras de menor porte conseguem incluir projetos com tecnologias emergentes, como IoT e machine learning, em orçamentos mais restritos e com ações personalizadas, afirma Bernard London, arquiteto de Soluções para o Setor Público da Oracle.
Fazer os bancos de dados conversarem passa a ser estratégico na oferta de produtos digitais. As nuvens privadas se tornam estratégicas para permitir a 'conversa' entre tantos as diferentes esferas governamentais, afirma o diretor de vendas da Oracle, André Bento.
Esferas do poder público revelam diferentes níveis de resiliência na oferta de serviços digitais, e a fragmentação das ações é um ponto a ser tratado. Brasil desponta em crescimento nos índices globais de governo digital.
Setores público e privado entendem que unir esforços traz resultado efetivo para o cidadão brasileiro. A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital no setor público e há projetos sendo construídos,diz Marcia Ogawa, sócia-líder da Deloitte para Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.