Home - Convergência Digital
TODAS NOTÍCIAS DO EVENTO

15/04/2021
América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

14/04/2021
Ericsson registra patente brasileira para o 5G

Desesnvolvida pelos pesquisadores Silvia Lins, Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza, do time de pesquisa, desenvolvimento e inovação da fabricante, a solução usa inteligência artificial para permitir o fatiamento de rede e evitar o congestionamento no tráfego dos dados.

14/04/2021
Reino Unido dá sinal verde à Telefônica para fusão da O2 com Virgin Media

Comunicado da Autoridade de Concorrência e Mercados diz que investigação conclui não haver efeito prejudicial à concorrência. 

13/04/2021
No 5G, Oi desponta como 'azarão' na faixa de 26GHz

Fora da operação móvel para o consumidor, por conta da venda da Oi Móvel, a tele insinua interesse no leilão para ter espectro para acesso wireless fixo. "Precisamos ver o preço e as regras finais do edital", destacou o CEO, Rodrigo Abreu.

12/04/2021
Memória e chipsets 5G puxam alta de 10% nos semicondutores em 2020

Intel segue líder do mercado, seguida pela Samsung, SK hynix e Micron. Maior alta foi da NVIDIA. O pesadelo das empresas é a falta de sílicio para a produção ao longo de 2021.

:: (1/272) :: Próxima
Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.

Previsões para 5G Core (5GC) e redes móveis em 2021

Por Ivan Marzariolli*

A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”.  É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.

Edição de genes: como o 'reparo' do DNA pelo CRISPR impulsionará a Agricultura

Por Eduardo Prado*

Técnica permite o 'reparo' do DNA com altíssima precisão, o que permite, por exemplo, consertar 'mutações defeituosas' do DNA. A aparecimento da técnica deu um grande alento para o tratamento de doenças genéticas complexas. Estima-se que 6.000 doenças genéticas são causadas por mutações defeituosas, e apenas 5% delas pode ser tratada atualmente (sic!) ..

5G:A guerra de narrativas e o interesse público

Por Alessandra Lugato*

Não é desejável que, para além das dificuldades já presentes no País, tomemos decisões sem o devido respeito à tecnicidade e complexidade do setor de telecomunicação.

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.

IoT e os novos negócios e aplicações para o mercado de energia

Por Pedro Al Shara*

Analistas de mercado estimam que o impacto da Internet das Coisas na economia alcance de 4% a 11% do Produto Interno Bruto do planeta em 2025.

IoT e a revolução do 5G

Por Paulo José Spaccaquerche*

Entre os segmentos favorecidos com a simbiose da tecnologia estão a indústria 4.0, agricultura de precisão, assistências médicas remotas e veículos autônomos, entre outras inovações que necessitam da conexão para haver uma conectividade completa e que permita que a IoT funcione de fato.

A democratização do 5G e os desafios para as PPPs

Por Lincoln Oliveira*

Para evitar um provável cenário em que apenas as grandes empresas possam trabalhar com a nova tecnologia, será fundamental contar com os serviços das prestadoras de pequeno porte a fim de expandir o acesso à internet de alta qualidade a todas as regiões do país.

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.

Brasil: No 5G, não feche as portas à China e aos EUA

Por José Ricardo dos Santos Luz Jr.

A telecomunicação 5G é o pano de fundo para a definição dessa nova geopolítica, tanto que a China investe 2% do seu PIB anualmente em inovação. E o Brasil tem que se concentrar nos interesses nacionais, em detrimento dos ideológicos.

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.

Para além da guerra da saúde pública, não adiem o leilão do 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

O setor de telecomunicações tem suportado a sobrecarga derivada da pandemia de Covid-19. Mas, reforcem essas redes com tecnologia mais avançada para prover serviços de baixa latência. Dessa forma, não se postergue o leilão das redes ditas de quinta geração (5G) e atenção à segurança cibernética.

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.

Smartphones colocam Inteligência Artificial na palma da mão

Por Samir Vani*

Tecnologia que até pouco tempo mais parecia coisa de ficção científica, a Inteligência Artificial já está nas mãos das pessoas – e boa parte delas nem sabe. Como? Pois ela já faz parte de nossos smartphones, com destaque para os recursos de captura de imagem, ou seja, as câmeras dos celulares, que funcionam como uma porta de entrada para essa nova realidade.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site