Convergência Digital

NEC quer jogar o 'jogo' do 5G e entrar numa PPP para cidades inteligentes

Fabricante admite que vem tendo uma atuação tímida no mercado nacional em função do portfólio existente; coloca-se como orquestradora no mercado e prioriza crescimento nos setores público e de empresas, revela o VP de Marketing e Vendas da NEC no Brasil, Angelo Guerra.

Dell: o chamado para o Brasil é investir agora no edge computing

A necessidade de melhorar a oferta de serviços permite que as aplicações sejam feitas agora com a computação na borda, observa o vice-presidente senior da Dell Technologies, Raymundo Peixoto. A padronização do software é vista como essencial. "Serão milhões de datacenters. A orquestração desses ambientes exige padrão", adverte.

Ericsson: Brasil vai pagar caro se adiar o leilão do 5G

Fabricante é contra a ideia de adiar o leilão 5G para o final de 2020 ou começo de 2021. "Um pais sem 5G é um país sem investimentos", afirma o vice-presidente de Redes da Ericsson, Marcos Scheffer.

Governo vai ter de se ajustar à LGPD

Secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, lembra que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe responsabilidade ao maior detentor de informações do Brasil. "O governo tem de respeitar privacidade e proteger os dados dos cidadãos", afirma. 

Com IA, governo libera gigantes globais de TI nas compras públicas

Secretaria de Gestão também tem novas ferramentas de inteligência artificial que permitem cruzamento de dados de concorrentes durante as licitações. 

Huawei: 5G entrega uma experiência transformadora aos consumidores

O presidente da área de Telecom da Huawei, Sun Baocheng, diz ainda que as redes 5G vão mudar o modelo de atuação junto ao mercado corporativo.

Oi vai vender 10 datacenters e 8 mil imóveis para gerar caixa

Empresa se posiciona ainda para se tornar uma operadora de atacado e alcançar, até 2024, um faturamento de R$ 3 bilhões com parcerias e venda para ISPs, diz o COO da operadora, Rodrigo Abreu.

Dell: Brasil precisa aproveitar melhor as oportunidades da transformação digital

Na nova era que se desenha, os dados são ainda mais protagonistas, observa o presidente da Dell Technologies do Brasil, Luís Gonçalves.

Atraso na Lei de Informática já prejudica produção nacional

Segundo o MCTIC, medida provisória com ajustes nos incentivos à fabricação no País precisa ser publicada nos próximos dias. Assunto “avançou muito ”, afirma o secretário-executivo Julio Semeghini. Mas não o suficiente para permitir novas adesões ao regime. 


Embratel: é hora de as empresas adotarem políticas de gestão de controle da nuvem

O uso da nuvem é o pilar básico de todo e qualquer processo de transformação digital, mas agora, passada a etapa inicial, as corporações precisam reforçar seus planejamentos, diz o diretor de Alianças Estratégicas da Embratel, Tomaz Oliveira.


Embratel projeta 16 micro datacenters para edge computing

Se a computação em nuvem foi essencial para a transformação digital, a Internet das Coisas será estimulada pela computação de borda, com tempo de resposta mais ágil e menor latência, diz a gerente de Desenvolvimento da operadora, Diuliana França.


Embratel: sete entre 10 clientes questionam se a LGPD vai 'pegar'

“A nova legislação de proteção de dados vai 'pegar' porque as pessoas exigem. Quem começar agora já está atrasado e tem muita empresa ainda em avaliação",  adverte a diretora executiva para governo da Embratel, Maria Teresa Lima. 


Embratel: modelo de negócio de IoT exige o compartilhamento de resultados

Entregar valor ao cliente será o grande diferencial na competição pelos serviços de Internet das Coisas, aponta a diretora de Soluções de IoT da Embratel, Elisabete Couto.


Embratel: desoneração do Fistel impulsionará as redes IoT no Brasil

O diretor de Negócios IoT da Claro, Eduardo Polidoro, assegura que serviços inovadores vão chegar a todos os segmentos produtivos do País. "Vamos ter uma explosão de aplicações no mercado", reforça.


Embratel: satélites de baixa órbita miram novas aplicações de IoT e M2M

Uso de constelações LEO/NGSO promete ampliar a conectividade com banda maior e menor custo. Elas também permitem a criação de novas cadeias de valor no mercado satelital, observa o diretor geral da Embratel Star One, Lincoln Oliveira.


Embratel: Inteligência Artificial não é jogar fora tudo o que já feito

Ao contrário do que muitos dizem, a IA não substituirá o ser humano. Ela precisa de pessoas que façam a sua curadoria e identifiquem como pode ser aplicada, sustenta a diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel, Andrea Mannarino.


Embratel: Sem segurança, a transformação digital corre risco de fracassar

Yanis Stoyannis, gerente de Consultoria e Inovação em Segurança Cibernética da Embratel, defende a definição de um padrão global de indústria para os dispositivos de Internet das Coisas. "Tudo tem de ser feito para evitar falhas e ataques", observa.


Embratel: Satélites de alta capacidade prometem reduzir o custo dos serviços para as redes 5G

Para o gerente de Produtos e Projetos da Embratel, José Antônio Gonzales, a combinação de 5G e satélite vai mudar a oferta de serviços em áreas ainda não atendidas pela conectividade de banda larga.


SAP Brasil: quem tem de cuidar dos dados são as empresas

"É um novo momento para a sociedade e as corporações precisam se preparar", diz a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.


TS Shara: variação da energia no Brasil é risco para o mundo hiperconectado

Fabricante nacional investe na produção local de inversores para suportar as variações bruscas de energia, revela o diretor da empresa, Jamil Mouallem. "Se não houver continuidade na energia, os dados serão perdidos", reforça.


B2B terá papel estratégico no fomento do 5G no Brasil

Para o presidente do Teleco, Eduardo Tude, essa área é a única com a possibilidade de novos operadoras no País. A fragmentação da faixa de 3,5GHz é um fato preocupante, acrescenta ainda o consultor.


Ser humano faz a Aura,da Vivo, ser uma IA diferente

O VP de dados e Inteligência Artificial da Vivo, Luiz Eduardo Medici, diz que, hoje, a operadora transformou o atendente de call center em um treinador de robôs. O desafio para 2020 é inserir a contextualização do cliente.


Orquestração de rede 5G é prioridade da Ciena

Fabricante descarta uma produção local no curto prazo, mas se surgirem oportunidades, a avaliação será feita, conta o gerente geral da Ciena no Brasil, Fernando Capella.


American Tower: "Seguimos olhando todo ativo compartilhável"

O CEO da companhia, Flavio Cardoso, diz que o investimento redundante em fibra óptica por conta do 5G não é eficiente e que é preciso pensar na economia comparitlhada. "Nós queremos ser os gestores desses ativos para evitar conflitos como o do uso dos postes nas grandes cidades."


5G não vai funcionar num estalar de dedos

A advertência é do CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville. Segundo ele, quebrar o espectro em blocos menores é uma medida ineficiente porque se perde o potencial do 5G.


Ericsson: entretenimento acelera a monetização do 5G

Aplicações voltadas para games, música e vídeos permitem o desenho de modelos de negócios mais próximos dos consumidores, diz Georgia Sbrana, VP de Marketing, Comunicação, Relações Institucionais e Governo da Ericsson para a América Latina.


Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

A afirmação é do diretor de P&D da Ericsson, Edvaldo Santos. Ele lembra que o projeto zero-touch da fabricante - que usa IA para gerenciamento das redes 5G - é conduzido por pesquisadores brasileiros.


NEC: 5G já começou e o Brasil não deve ficar de fora

“Há coisas acontecendo, desde diferentes parcerias até as novas redes fechadas. Muitas experiências para o Brasil aproveitar”, afirma a diretora geral da NEC em Soluções para Provedores de Serviços, Mayuko Tatewaki.


Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.


Dell combina edge computing e nuvem para entregar novos serviços

Vice-presidente e gerente-geral para Américas da Dell Technologies, Ron Pugh, veio ao Brasil para participar do Futurecom 2019. Segundo ele, cabe ao fornecedor de serviços permitir ao cliente monetizar a análise dos seus dados.


Embratel: Edge computing abre a porta para o 5G no Brasil

Diretor de Pré-Vendas de Soluções Digitais da Embratel, Paulo Venâncio, diz que redução da latência entre as aplicações será o impulsionador dos negócios a partir do edge computing. "O modelo de monetização virá da experimentação", salienta.


IBM quer habilitar novos serviços com o 5G

Como prestadora de serviços, a IBM quer fomentar o máximo possível de novas aplicações, diz a líder do setor de Communications da IBM para a América Latina, Marisol Penante.


Aplicações de IoT terão de se alinhar à LGPD

O ecossistema nacional de Internet das Coisas está em construção e passa muito pela colaboração, observa o associate partner na McKinsey Lucas Pinz. A conectividade na área rural segue sendo o desafio a ser vencido.


Fiat Chrysler avança no uso de Internet das Coisas

O CIO para a América Latina da montadora, André Souza Ferreira, afirma que um carro, hoje, precisa ser visto como uma plataforma móvel capaz de trafegar informações sobre o comportamento do motorista.


Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.


Transformação digital exige a modernização da área de TI das telcos

O vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, Marcelo Medeiros, diz que a modernização da TI permitirá às teles proporcionar mais agilidade, automação e flexibilidade aos seus produtos. A computação na borda ganha cada vez mais relevância na estratégia dos negócios.
 


TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

À frente do projeto do robô Joquinha, criado para atender ao maestro João Carlos Martins, em parceria com a SPI Integração e a Nokia, a operadora considera que a robótica poderá redefinir um parque fabril de forma rápida e produtiva. "Estamos construíndo uma nova etapa", salienta o head de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.


NEC: padronização é crítica para se ter um 5G efetivo

"Não existe TI sem Telecom e não há Telecom sem TI, e a padronização é essencial para ter um ecossistema mais forte e garantir as melhores aplicações", diz Roberto Murakami, diretor para Telecom e Energia da NEC Brasil.


Ericsson: para as indústrias, 5G será ativo como água e energia

Mais do que conectar as coisas, a nova tecnologia móvel será incorporada como ferramenta de produtividade no B2B, diz o diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki.


Huawei: cibersegurança e privacidade exigem transparência

O vice-presidente Global de Cibersegurança, Mika Lauhde, que veio ao Brasil para o Futurecom 2019, lembrou que a fabricante chinesa abriu o código fonte e o colocou à disposição dos governos. "Nós fomos muito transparentes. Os nossos concorrentes também deveriam fazer o mesmo", provocou.


Startup pernambucana, em parceria com a NEC, usa IoT para salvar vidas

Salvus criou uma solução para monitorar em tempo real o estoque e o consumo dos gases. Os dados coletados são enviados para um sistema Web para identificação do melhor momento para a troca dos cilindros, conta o CTO, Caio Cesar da Silva.


Com novo marco das teles, governo prepara leis para Fust, antenas e datacenters

MCTIC resgata agendas antigas e aponta para regra nacional que dispense antenas de 5G do licenciamento municipal, enquadrando-as como mini-ERBs. 


Dell: sucesso do big data passa pela democratização do acesso à informação

Os investimentos em big data e analytics só se justificam se houver uma cultura da informação bem estabelecida, passando pela democratização dos dados, o engajamento e a capacitação dos colaboradores em todos os níveis.


Brasil erra ao fragmentar leilão do 5G

A advertência foi feita pelo analista principal da Ovum na América Latina, Ari Lopes, ao participar de workshop realizado pela 5G Americas no Futurecom 2019. "Dar blocos de 10 MHz + 10 MHz vai na contramão do que está se fazendo no mundo", afirma o especialista.


Sumicity planeja entrar na telefonia móvel e estuda 5G

Empresa constrói entre 400 e 500 quilômetros de rede metropolitana por mês, informa o CEO, Fábio Abreu Carvalho.

Whirlpool e Dafiti: IoT só faz sentido se servir ao consumidor

Simplicidade e conveniência são essenciais no modelo de negócios voltado para Internet das Coisas, sustentam os executivos das duas corporações. Um dos pontos-chaves para novos negócios é a capacitação de pessoas.

Divergências sobre bens reversíveis pesam na decisão de migrar concessões

“Visões distintas entre o TCU e a Anatel afetam diretamente o cálculo da migração. Tem que ter alinhamento para que haja segurança para continuarmos a investir bilhões no Brasil”, diz a diretora jurídica da Claro, Isabela Cahú.

Teles querem renovações sucessivas de frequências já nas atuais autorizações

Empresas adotam discurso unificado pela vantagem imediata, mas a Anatel ainda precisa dizer se a possibilidade aberta pelo novo marco legal de telecom vale para espectro já em uso ou a partir de novas licitações. 

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, conta que negocia a incorporação dos datacenters em uma classe especial para consumo de energia, ativo que mais encarece as operações no Brasil.

Oi vai ao leilão comprar as frequências 5G e 700 MHz

Diretor de Operações da empresa, Rodrigo Abreu, defende, no entanto, que a Anatel pode deixar para licitar as novas faixas de radiofrequência em 2021. “O Brasil não depende de um leilão 5G em 2020.”

Vivo defende mais espectro para operadora nacional

“As empresas líderes são as que têm capacidade de investir e que realmente vão construir a cobertura nacional. Podem existir frequências regionais, mas não sei se deve haver prioridade para elas”, ressalta o presidente da Vivo, Christian Gebara. 

TIM Brasil: leilão do 5G tem de valorizar quem quer investir no Brasil

O presidente da operadora, Pietro Labriola, admitiu que a fragmentação do 5G como está proposto no edital da Anatel preocupa. "Seria um absurdo permitir a participação de quem quer comprar frequência para depois revender", pondera.

Governo exige garantias bancárias das teles para investimentos pós concessão

“Temos o desafio de implementar de verdade o novo marco legal. É importante que as empresas apresentem garantia real bancária”, afirma o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 

Nokia e Senai fazem parceria para capacitar profissionais na indústria 4.0

Fabricante vai implantar soluções de conectividade na unidade de São Caetano do Sui (SP). Pesquisa indica que só 30% das indústrias começaram o processo de transformação digital. 

FCC vem ao Brasil para reforçar lobby norte-americano contra os chineses

“Encorajamos nossos parceiros internacionais a pensarem bem e adotarem uma análise de risco. Nosso foco é que equipamentos chineses estejam fora das redes”, afirma o comissário da agência de telecom dos EUA, Geoffrey Starks. 

MCTIC quer leilão 5G em 2020 com proteção para as antenas parabólicas

Segundo a pasta, interferência da faixa de  3,5 GHz pode provocar disputas judiciais que atrasariam a implantação da nova geração tecnológica no País. 

MCTIC: Telecom vai investir R$ 100 bilhões em quatro anos com nova lei

Ao participar da cerimônia de abertura do evento, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou o 'Vale do Silício' do estado para o 1º trimestre de 2020.


Editora Convergência Digital
Patrocínio - Capgemini
Copyright © 2005-2019 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site

Cobertura Especial - Futurecom 2019 Dell Technologies 20 anos no Brasil Embratel no Futurecom 2019