![]() |
![]() |
Romênia se junta à Suécia e Reino Unido e tem projeto para barrar Huawei no 5GGoverno romeno aprovou uma proposta a ser encaminhada ao Parlamento que bloqueia essa e outras fabricantes chinesas de fazer parcerias para as redes de quinta geração no país. |
Melhoria de sinal em ambientes fechados, com o uso da faixa de 700 Mhz, é uma das estratégias atuais da operadora e beneficia diretamente lojistas e consumidores.
Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região. Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.
Para Francisco Soares, da Qualcomm, e Guillermo Wichmann, da Nokia, é um erro dos órgãos reguladores deixar de lado o leilão da faixa de ondas milimétricas e centrar atenção no 3,5GHz, como alguns países da América Latina estão sinalizando.
Desesnvolvida pelos pesquisadores Silvia Lins, Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza, do time de pesquisa, desenvolvimento e inovação da fabricante, a solução usa inteligência artificial para permitir o fatiamento de rede e evitar o congestionamento no tráfego dos dados.
Comunicado da Autoridade de Concorrência e Mercados diz que investigação conclui não haver efeito prejudicial à concorrência.
Fora da operação móvel para o consumidor, por conta da venda da Oi Móvel, a tele insinua interesse no leilão para ter espectro para acesso wireless fixo. "Precisamos ver o preço e as regras finais do edital", destacou o CEO, Rodrigo Abreu.
Intel segue líder do mercado, seguida pela Samsung, SK hynix e Micron. Maior alta foi da NVIDIA. O pesadelo das empresas é a falta de sílicio para a produção ao longo de 2021.
A afirmação é do CTO da Vodafone Germany, Gerhard Mack. A tele atualizou 1.000 sites para 5G SA, cobrindo 170 cidades e municípios no espectro de 3,5 GHz, o mesmo que será licitado no Brasil.
Por Pedro Al Shara*
Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.
Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.
A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.
Levantamento da União Internacional de Telecomunicações mostra que a principal razão da exclusão digital é o alto preço do serviço diante da receita do consumidor. "Houve uma queda nos preços, mas precisa cair muito mais para termos um futuro melhor", pontuou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.
Iniciativa conta com a parceria da ABDI e da Anatel, uma vez que duas radiofrequências serão avaliadas:uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz.
Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.